Domingo, 22 de Julho de 2007

» Vitória Sport Clube







Alguns dos homens que honraram a camisola do vitória

e que farão sempre parte da história do clube



paulinho cascavel





silvinho





Rui Nascimento



Bené





Costeado


Peres

Paquito


Jesus


Abreu







Geninho





Frederico



Roldão

Marinho Peres











Fundação





O Vitória Sport Clube não nasceu em nenhum ano concreto, mês, dia ou hora.
Ele constituiu, apenas, um dos muitos grupos organizados de futebol que a juventude Vimaranense dos anos 20 - a juventude privilegiada, estudantil e filha da sociedade industrial e proprietária que dirigia a terra - fundou para ocupar os seus tempos de lazer e da prática de cultura física.
O ano de 1922, consagrado na história do clube como o ano da fundação, representa, quando muito, o ano da constituição da primeira Direcção e da sua filiação na Associação de Futebol de Braga, exactamente no primeiro ano de funcionamento daquela entidade que iria dirigir o futebol no Distrito. Ou seja, se a A.F.Braga se tivesse constituído em 1920 ou 1921, provavelmente, a data da fundação do Vitória teria, também, sido registada dois anos antes, o que só por si demonstra o clube pioneiro que o Vitória sempre foi, só não se tendo constituído formalmente antes, por não haver Associação onde se pudesse albergar.
A investigação histórica à fundação do V.S.C. revela assim, alguns dados contraditórios. Mas, parece claro que desde 1918, já um grupo de jovens estudantes tinha constituído um grupo de futebol a quem denominara de Vitória Sport Clube. Grupo informal, não filiado, que jogava no Campo da Atouguia (no parque de estacionamento do actual cemitério municipal) com outros grupos de jovens que representavam o Liceu de Guimarães ou a Escola Académica. A referência mais antiga ao Vitória é contada na edição do "Norte Desportivo" de 6/2/1938, onde um seu colaborador Vimaranense, Francisco Salgado (Xico Raio) a recorda nestes termos: "Numa tarde do mês de Julho de 1918, depois do regresso do Liceu, onde tinham acabado uma partida com outros estudantes, reuniram-se em casa do António Pires, ali na Rua de Vila Verde, o Alberto Carlos Abreu e o António Antunes de Castro. Comentou-se largamente o jogo e, por fim, a conversa estendeu-se à fundação de um clube por proposta de Alberto Abreu. A ideia foi aceite e, imediatamente, se pensou no nome do novo clube.
Existia já nessa ocasião o Vitória de Setúbal que nesse ano se encontrava em grande forma e, por conseguinte, o nome foi resolvido ser o mesmo com a modificação nas finais: Vitória Sport Clube. Foi formada a primeira Direcção: Alberto Abreu, António Pires, António Antunes de Castro, José de Oliveira Pires e Eduardo Oliveira Gomes. A sede foi instalada na própria casa do Pires. O primeiro jogo realizado foi contra o Académico do Liceu, tendo ganho o Vitória por 2-1 e apresentado a seguinte linha: José Neves, Afonso Pires e Artur Sequeira; António de Castro, Alberto Abreu e António Pires; José Pires, Alfredo Machado, Eduardo Gomes, Augusto Pereira Mendes e João Vieira." Era porém, apenas um grupo informal que poderia ter desaparecido logo a seguir, como desapareceram outros. Em Julho de 1922, o quinzenário "Pro Vimarane" lança um apelo à formação organizada de um clube desportivo, o que é claro sinal da sua inexistência. A imprensa Vimaranense noticia, porém, nessa data vários jogos onde intervêm grupos Vimaranenses - o Vitória, o Académico e outros - mas sem sustentação organizativa. Luís Filipe Coelho é, indiscutivelmente, o principal historiador destes primeiros tempos do futebol em Guimarães. Professor do ensino livre - como então se denominava - 1º Secretário de várias direcções do Vitória nos anos 20 e 30, colaborador dominante da imprensa local, a sua história vitoriana parece ser a mais próxima da realidade. E é, provavelmente, ele quem a situa no ano de 1922, apesar de posteriormente terem aparecido referências anteriores.
Em 1934, o Vitória Sport Clube comemorou o seu 12º aniversário - na base da sua fundação em 1922 - e Luís Filipe Coelho deescrevia esses primeiros tempos deesta forma: " Em 1922, no Campo da Atouguia foram iniciados os primeiros passes de Foot-Ball association." " Até então praticado pelos académicos do nosso Liceu e por meia dúzia de rapazes com algumas posses - os Gualdinos, os Marins Fernandes, os Pereira Mendes e João Barreira - lembro-me bem! Um grupo de novos cheios de entusiasmo, o Mariano Felgueiras (filho), o Zeca Neves, o Avelino Dantas, o José Jorge, o Arlindo Ribeiro, os Castros, os Pires e o Rodrigo Graça foi quem deu o empurrão para que o Vitória fosse organizado elegendo-se mais tarde a Direcção de que faziam parte António Macedo Guimarães, Emílio Pereira de Macedo, Luís Gonzaga Leite, Domingos André de Magalhães, Eduardo Pereira dos Santos e Sargento Dória."
É esta Direcção que funda conjuntamente com o Sporting Clube de Braga na época de 1922/1923 a Associação de Futebol de Braga e é essa filiação que estabelece a data fundadora oficial do Vitória Sport Clube. Esta primeira Direcção do Vitória já não é constituída por jovens estudantes liceais. É composta por empresários, particularmente do comércio local, frequentadores da Tertúlia da "Chapelaria Macedo", onde os estudantes recorriam para se informarem sobre o jogo da bola que gostavam de praticar. António Macedo Guimarães - indicado na história oficial do V.S.C. - como seu primeiro Presidente de Direcção é o dono da "Chapelaria Macedo" e tinha amplos conhecimentos de futebol, desde a organização táctica às leis do jogo, sendo simultâneamente dirigente, treinador e árbitro. Os primeiros jogos, ainda particulares, mas já na condição de clube oficial ter-se-ão realizado nos primeiros meses de 1923. A primeira formação que conseguimos registar é de um jogo realizado a 27 de Março de 1923 na Atouguia, entre o Vitória e o Sp.Braga, em que os vitorianos alinharam: Mário Ferreira; Pimentel e Pontes; António, Evaristo e Pereira; Costa, Belmiro Jordão, Artur, Adriano Mendes e Martins. Venceu o Vitória Sport Clube por 7-1






















Site oficial
http://www.vitoriasc.pt/



Site não oficial

http://www.vitoriasempre.net/






Quero tambem partilhar os seguintes videos do grande vitória



apoiantes do vitória

http://www.youtube.com/watch?v=eJoS8xfoz0M




Nem tudo são alegrias e quero tambem deixar a homenagem ao grande Miklos Fehér que trágicamente faleceu no jogo frente ao vítória

http://www.youtube.com/watch?v=dsD5NuUZSx4&mode=related&search


http://www.youtube.com/watch?v=ROfoAar3M6c&mode=related&search=



o futuro do nosso vitória

http://www.youtube.com/watch?v=fNY0OoWUD3E

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::













publicado por guimarães às 10:51
link do post | comentar | favorito
|

.»»»»»»»»»»


Get cool stuff @ NackVision.com

.pesquisar

 

.tópicos

. Guimarães

. » Fotos da Cidade

. » Fotos variadas da Cidad...

. » Monumentos e Locais de ...

. » Hino da Cidade

. » Dados Históricos

. » Guimarães- Séculos de H...

. » Guimarães... do present...

. » Penha

. » Vila de S.Torcato

. » Vila das Caldas das Tai...

. » Vitória Sport Clube

. » O Regresso do Rei

. » Informações Uteis ( Gui...

. » Comunicação Social em G...

. » Hino de Portugal

. » O Nosso Portugal

. » Espaço dedicado aos vis...

. » Mais fotos do nosso Por...

. » Gerês

. » Sites Uteis

. SUGESTÕES / COMENTÁRIOS

.arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

.RELÓGIO

..


Get cool stuff @ NackVision.com

.mais sobre mim

Procurar Localidade

introduza o código postal completo

-

codigopostal.ciberforma.pt

.contador de visitas

Hospedagem de site
Hospedagem de site

....


Get cool stuff @ NackVision.com
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa

.feed.euromilhoes.com

.ouvir radio

.subscrever feeds